ENEARQ SALVADOR

de 27 à 31 de Julho de 2015

Eixos Temáticos



Tendo em vista as tendências atuais da pesquisa e a partir de uma análise do atual cenário, a comissão organizadora do ENEArq-UFBA, em conjunto com sua comissão científica, propõe ancorar este encontro no tema Arquivologia na contemporaneidade: transformações, desafios e tendências.
Esta temática se desenvolveu a partir da constatação da necessidade de se explorar os caminhos e as modificações pelas quais a Arquivologia passa em seu processo de desenvolvimento como disciplina. Neste trajeto, é preciso problematizar suas teorias, seu objeto de estudo, suas relações com outras áreas do conhecimento bem como seu lugar dentro da sociedade. Tal busca dá origem à práticas e conhecimentos que ampliam o papel do profissional em sua lide e aumentam o rol de competências necessárias para que este desempenhe sua função, que podemos considerar como efeito do progresso do fazer e do pensar arquivístico. Assim sendo, o enfoque deste encontro será a formação dos estudantes em arquivologia e o futuro da pesquisa na área como desafios para o desenvolvimento da arquivística brasileira e seu papel na sociedade contemporânea.

Desta forma, este encontro propõe discutir a supracitada temática em quatro eixos, a seguir:

1 “A Arquivologia e os outros campos do saber: perspectivas teóricas e práticas”

Este eixo receberá trabalhos que atendam à questões de cunho teórico/conceitual, tais como a história e o desenvolvimento da área e a elaboração e revisão dos principais conceitos e a discussão sobre novas propostas teóricas e metodológicas de interesse para o Brasil. Aqui abre-se a discussão sobre os métodos utilizados para a realização de pesquisas em arquivologia; o desenvolvimento do conhecimento na área; as teorias arquivísticas e autores da área e reflexões sobre tendências no tratamento de problemáticas ligadas aos arquivos, dentro e fora do campo. Engloba, também, propostas de trabalho sobre as relações da Arquivologia com outros campos, reflexões acerca das possíveis interações interdisciplinares – formais ou não – entre arquivistas e demais pesquisadores, explicitando a importância do conhecimento do arquivista para o desenvolvimento de pesquisas a partir de fontes arquivísticas. Este eixo pretende trabalhar de modo reflexivo o saber arquivístico em geral e suas diferentes acepções e realizações nas graduações e pós-graduações em arquivística do país.

2 Gestão: “O Arquivista e a gestão arquivística”

Este eixo receberá trabalhos acerca das problemáticas relativas à gestão documental no mundo contemporâneo, tendo como base o olhar do arquivista sobre a organização, circulação e representação da informação nos documentos de arquivos. Abarca pesquisas sobre produção do conhecimento a partir de documentos de arquivos; sistemas de arquivo; função do arquivista dentro de instituições públicas e privadas; gestão da documentação nativa digital; gestão de arquivos e repositórios de arquivos e certificação e normas profissionais para a gestão de documentos. Acolhe, também, trabalhos sobre a integração de sistemas de informação e de gestão de documentos dentro das funções tradicionais do arquivista, debate relevante para estudantes e pesquisadores da área.

3 Acesso: “Desafios contemporâneos à disseminação e acesso à informação arquivística”

O eixo em questão acolherá pesquisas sobre os atuais desafios do acesso e disseminação da informação arquivística. Serão avaliados trabalhos sobre usuários de arquivos e de informação arquivística; arquivos e dimensão informacional de entidades públicas e privadas; políticas públicas de acesso e disseminação da informação; lei de acesso à informação e questões relativas a direitos autorais e problemáticas ligadas à privacidade e sigilo de arquivos. Receberá, também, trabalhos sobre digitalização e sobre a questão da perenidade dos documentos digitais para acesso futuro. Acolherá, ainda, trabalhos sobre a implementação e uso de normas de descrição favorecendo o acesso e uniformização das ferramentas de pesquisa. A prática e o conhecimento dessas normas são temáticas importantes para a área, assim como o uso crescente de ferramentas da web social para a difusão de informações arquivísticas e/ou sobre repositórios de arquivo, reabrindo a questão da mediação da informação como papel do arquivista.

4 Memória: “Arquivo, Patrimônio e Memória: elementos para construção da identidade social”

O presente eixo contempla trabalhos apresentando linhas de reflexão sobre o papel social do arquivista e, mais especificamente, sobre a função do arquivista frente ao público, pondo em evidência sua importância na sociedade, seja por suas atividades de preservação, seja por suas atividades de avaliação do valor dos documentos para conservação a longo prazo. Abrange trabalhos relacionados a ações culturais em arquivos; arquivos pessoais; arquivos eclesiásticos; restauração; história pública e arquivos das comunidades; arquivos de arte, de artistas e criações artísticas a partir de ou com arquivos e arquivos fotográficos ou audiovisuais. Abarca, também, métodos para garantir a preservação e/ou a reconstituição do contexto original de produção dos documentos e suas diferentes interpretações, assim como as modalidades de transmissão destas informações para o público em ações culturais. O eixo acolherá apresentações de projetos culturais em andamento.

Share this:

ABOUTME

Hi all. This is deepak from Bthemez. We're providing content for Bold site and we’ve been in internet, social media and affiliate for too long time and its my profession. We are web designer & developer living India! What can I say, we are the best..

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário